Com investimentos ultrapassando a casa dos R$ 8 milhões, a empresa pretende dobrar sua produção para atender a demanda com o RenovaBio.
O uso adequado da vinhaça está entre as soluções que contribuem para que o setor obtenha mais CBios. Também conhecida como vinhoto e restilo, a vinhaça é um resíduo líquido derivado da destilação do vinho, resultante da fermentação do caldo da cana-de-açúcar ou melaço. Para cada litro de álcool produzido, é gerado, pelo mesmo processo, em média 13 litros de vinhaça. Por ser rica em matéria orgânica, potássio e outros nutrientes, a vinhaça, antigamente vista como fonte potencial de poluição, passou a ter um grande valor econômico na lavoura da própria cana-de-açúcar, sendo aproveitada para fertirrigação. Esse aproveitamento reduz o custo de aplicação de fertilizantes, pois se economizam máquinas, mão de obra e compra de adubos químicos.
A vinhaça possui um alto valor de fertilizante em solos, no entanto são necessários cuidados no armazenamento, transporte e aplicação para que não cause danos ao meio ambiente, o que exige a necessidade de alguns cuidados na escolha e manutenção dos equipamentos utilizados no manejo desse resíduo. No momento várias empresas do setor estão trabalhando com enriquecimento da vinhaça para fertilização do seu canavial, temos soluções integradas agregando tanques estacionários e agitadores para facilitar o processo, gerando economia e ajudando a descarbornização.
Para o transporte da vinhaça em caminhões, os tanques em fibra de vidro, plástico reforçado em fibra de vidro (PRFV) são ideais, pois apresentam alta resistência à corrosão, baixo custo de manutenção e proporcionam um armazenamento mais seguro.
A Unifibra fabrica tanques de transporte (elíptico, semi-elíptico e cilíndrico), tanques especiais como o modelo exclusivo Off-Road para aplicadores de vinhaça localizada, reservatórios para armazenamento e realiza manutenção e recuperação, assim como locação de tanques de transporte e carretas. Também produz peças e acessórios para reservatórios e tanques de transporte.
A empresa também atende a indústria química, petroquímica, cervejaria e saneamento básico. Mas o setor sucroenergético representa 70% de seu faturamento, o que justifica os lançamentos mais focados na agroindústria canavieira e a aposta no RenovaBio. "Sabemos que estamos no caminho certo, achamos que os investimentos serão pontuais para um novo rumo à política do biocombustível, proporcionando novas vagas de emprego na região. O Brasil precisa dessa força", afirma Fernando Nardelli, Diretor-Comercial da Unifibra.